Grupo Fleury lança plataforma de inovação aberta

Amplia conectará startups, pesquisadores, universidades e fornecedores para fortalecer iniciativas inovadoras.

O Grupo Fleury apresenta nesta quinta-feira, 9 de novembro de 2023, o Amplia, nova plataforma de inovação aberta que já nasce com um histórico robusto de iniciativas da companhia. A plataforma tem como objetivo conectar talentos e propostas inovadoras para tornar a saúde cada vez mais integrada, sustentável e acessível para as pessoas. Com a nova ferramenta serão ampliadas as formas de colaborar com a cultura de inovação, integrando também o Prêmio de Inovação Fleury (PIF) e o AmpliaMente – programa de inovação interna, que funcionará para capturar oportunidades de inovação dos colaboradores.

De acordo com Andrea Marçon Bocabello, diretora executiva de Estratégia, Inovação e ESG do Grupo Fleury, será uma forma de alavancar o posicionamento de liderança inovadora do Grupo Fleury junto ao ecossistema de saúde. “O Amplia trará uma gama de oportunidades de conexões para amplificar a qualidade da saúde, as possibilidades de inovação, bem como os resultados da companhia. Entendemos que como um dos maiores grupos de saúde do País, possuímos o ambiente certo para a escala de soluções a nível nacional, capilarizada e abrangente em diferentes contextos de aplicações”, completa.

A plataforma será a porta de entrada para os inovadores se conectarem e colaborarem por uma saúde mais acessível, inteligente e empática. Para a executiva, será uma ótima oportunidade de prospectar soluções a partir de desafios do Grupo Fleury. “Temos uma atuação importante em diferentes camadas sociais, estabelecendo oportunidades para conectar soluções que atendam diversas realidades. Com o Amplia queremos focar nestas soluções que facilitam o acesso das pessoas à saúde de qualidade, e desta forma, democratizar a inovação para a saúde”, afirma Andrea.

A inovação faz parte da história do Grupo Fleury e está em seu DNA. Em cinco anos, foram mais de 800 startups avaliadas, 57 tiveram soluções implementadas em 27 áreas diferentes da companhia envolvidas em projetos de inovação. “Com isso, entregamos soluções que contribuem com a redução de custos, aumento de receita, melhoria de produtividade e qualidade”, enfatiza a executiva.

Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF)

O PIF reconhece as iniciativas de inovação e, ao longo de suas oito edições anteriores, a premiação permitiu conhecer melhor as novidades do setor de saúde e prospectar soluções para o Grupo Fleury. Com o passar das edições e por meio do desenvolvimento dos times internos, a companhia desenvolveu outras abordagens que permitiu trabalhar os objetivos da premiação dentro da rotina da empresa de forma contínua e, com isto, o prêmio foi atualizado e nesta nona edição irá premiar quatro startups, sendo que estas já têm parceria com a companhia. “Mais que um reconhecimento, as iniciativas agraciadas hoje recebem uma chancela do Grupo Fleury. Ajudamos a validar produtos e serviços gerando insights para a evolução dos projetos, identificamos e colocamos em rotina soluções tecnológicas que gerem valor ao Grupo Fleury e conectamos as startups com a Kortex Ventures, fundo de investimento da companhia”, explica Andrea.

Vale ressaltar que há uma jornada conjunta completa com as startups que têm acesso aos pesquisadores, parque de equipamentos e infraestrutura do Grupo Fleury, que também contribui com o conhecimento de suas equipes junto aos parceiros externos com o objetivo de levar soluções inovadoras ao mercado.

“Os princípios da agenda ESG são inegociáveis para as ações e objetivos da área de inovação aberta. Visualizamos e entendemos as tendências, as novas tecnologias e os novos processos. Estamos sempre calibrando nosso olhar para não apenas identificá-las, mas efetivamente desenvolvê-las e implementá-las, tornando-os agentes estratégicos para o futuro do Grupo Fleury”, finaliza a executiva.

CONHEÇA OS PREMIADOS 2023

STARTUPS (com parceria firmada)

  • VUUPT –> com a utilização da plataforma de roteirização houve a redução de 1,4 milhão de km em deslocamento em 2023, o equivalente a 34 voltas em todo planeta; redução de mais de R$ 4,5 milhões em custo logístico, além da redução de 50% de impressões relacionadas aos atendimentos e dos insucessos em 15%. Ainda, há ganhos na comunicação ativa entre coletor e backoffice; e acompanhamento ativo pelo cliente, com alertas via WhatsApp.
  • SPEED BIRD –> por meio da marca Hermes Pardini foi lançada a primeira rota regular de drone em Belo Horizonte e região metropolitana (MG) para transportar amostras biológicas, unindo a tecnologia e inovação em favor da saúde e do meio ambiente – o voo de drone transporta testes do pezinho e exames toxicológicos entre hospitais. A estimativa é reduzir cerca de 200 a 250 Kg de CO2 emitidos na atmosfera por mês. Para além dessa redução, é importante considerar a retirada de veículos das ruas, aliviando o trânsito da cidade e reduzindo a possibilidade de acidentes.
  • QUORETECH –> holter sem fio é a nova tecnologia oferecida pela marca Fleury Medicina e Saúde no serviço de Atendimento Móvel em SP. O objetivo é que as demais marcas do Grupo Fleury comecem a usar a mesma solução. O principal diferencial é o conforto e a experiência para o cliente. A marca aprimora a jornada do paciente, com técnicas inovadoras e cuidado personalizado.
  • NILO –> projeto cujo objetivo central é inovar na experiência em saúde digital, visando superar desafios na Atenção Primária à Saúde (APS) ao oferecer soluções que abordem de forma eficaz os desafios identificados. Após a implementação da solução foi possível melhorar os indicadores de engajamento do paciente e diminuição de projeto cujo objetivo central é inovar na experiência em saúde digital, visando superar desafios na Atenção Primária à Saúde (APS) ao oferecer soluções que abordem de forma eficaz os desafios identificados. Após a implementação da solução foi possível melhorar os indicadores de engajamento do paciente e diminuição de projeto cujo objetivo central é inovar na experiência em saúde digital, visando superar desafios na Atenção Primária à Saúde (APS) ao oferecer soluções que abordem de forma eficaz os desafios identificados. Após a implementação da solução foi possível melhorar os indicadores de engajamento do paciente e diminuição de no show.
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