Segue na íntegra matéria escrita pelo jornalista Bruno Toranzo e publicada pela Revista Exame, em novembro de 2016, sobre o programa de voluntariado do Grupo Fleury.
Um laboratório com gene de voluntários
Com 700 funcionários inscritos no programa de voluntariado, o Grupo Fleury estimula a criação de uma rede que ajuda instituições sociais a se manterem sustentáveis.
Os mais de 8 000 funcionários do Grupo Fleury, rede de laboratórios com 144 unidades de atendimento em seis estados e no Distrito Federal, têm três formas de contribuir como voluntários. Já nos primeiros dias de trabalho, além do incentivo a dedicar 4 horas por mês aos programas sociais, o funcionário recebe seu exemplar do Manual do Voluntariado. Os médicos e os técnicos de saúde realizam palestras, exames ou consultas em projetos desenvolvidos em comunidades carentes.
O projeto que coloca todos os grupos de voluntários em ação foi batizado de Dom (“Dom de acolher, de transformar e de gerir”). A proposta é reunir organizações do terceiro setor que atuem ou tenham iniciativas na área de saúde. Ao inscrever-se no programa, elas passam a contar com o auxílio dos profissionais do Fleury para melhorar, entre outros aspectos, a gestão e a qualidade do atendimento.
O desafio é fazer com que essas instituições aceitem as intervenções dos voluntários em todas as etapas, principalmente as administrativas. “O Dom é uma rede de troca de experiências entre nós e as instituições. Os dois lados ganham nesse processo”, afirma Eduardo Marques, diretor de pessoas e sustentabilidade do Grupo Fleury. No ano passado, das 102 instituições inscritas, 12 foram selecionadas para o programa e três receberam prêmio em dinheiro depois de terem seus projetos avaliados por uma comissão que levou em conta a relevância do projeto para a comunidade atendida.
As palestras sobre depressão e transtorno bipolar são realizadas no ambiente online e alcançaram mais de 8 000 pessoas, público três vezes superior ao atendimento pelas atividades presenciais ao longo de 2015.
1. A avaliação de cada tema leva em conta a média e a diversidade de desempenho das empresas participantes. Fonte: GVces