Principais indicadores financeiros da Companhia – Receitas bruta e líquida, EBITDA, Lucro Líquido e Fluxo de Caixa Operacional – apresentaram crescimento recorde no período
O Grupo Fleury obteve recorde histórico nas linhas de Receitas Bruta e Líquida, Lucro Líquido, EBITDA e Fluxo de Caixa Operacional no segundo trimestre de 2016, reflexo da demanda consistente por seus serviços.
A Receita Bruta atingiu R$ 577,1 milhões, uma expansão de 9,8%, excluído o efeito da venda das cinco unidades de Labs a+ ocorrida em outubro de 2015, em cumprimento ao termo firmado com o CADE. A Receita Líquida atingiu R$ 525,1 milhões no mesmo trimestre, alta de 10,8% na comparação com 2T15, também excluindo o efeito das unidades do CADE.
O Lucro Líquido atingiu R$ 46,1 milhões, o que representou crescimento de 40,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
O EBITDA foi de R$ 122 milhões, representando crescimento de 24,1% em relação a igual período de 2015 (R$ 98,4 milhões), resultando em uma margem EBITDA de 23,2% no 2T16, o que equivale a um crescimento de 2,7 pontos percentuais se comparado com igual trimestre do exercício anterior. Outro indicador de destaque é o Fluxo de Caixa Operacional, que atingiu no segundo trimestre de 2016 a marca histórica de R$ 162,5 milhões, uma expansão expressiva em relação ao mesmo período do ano passado: 42%.
Em todos os segmentos que atua, o Grupo Fleury tem realizado esforços para aumentar o fluxo de clientes, com a implantação de várias ações estratégicas que visam a maximizar a captura da demanda. Essa expansão foi principalmente nas marcas regionais a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann e Diagnoson a+. Entre outras iniciativas, destacam-se a abertura de novas agendas para exames de imagem e a melhor utilização na capacidade instalada de análises clínicas, o que tem garantido a maior eficiência dos ativos, demonstrado pela alta de 19,1% e 14,9% nos indicadores Receita Bruta por unidade e Receita Bruta por m2, respectivamente.
Também contribuiu para essa boa performance, a capacidade da Companhia em exercer um rígido controle e ganhos de eficiência em processos de custos e despesas, proporcionando melhoras significativas na relação dessas linhas com a Receita Líquida. Vale destacar a redução de custos, que foi de 71,2% no segundo trimestre contra 73,3% no 2T15.
Essa evolução global dos resultados da Companhia tem sido contínua e consistente, tendo como pilares a combinação de crescimento nos indicadores financeiros e de satisfação dos clientes, que seguem expandindo. O Net Promoter Score (NPS) do Grupo Fleury atingiu 74,9%, comparado com 71,5% no 2T15. Esse dado mede o nível de recomendação dos usuários para a sua rede de relacionamento, sendo um indicador que representa o poder de fidelização e atração das marcas para potenciais novos clientes.
“A obtenção de recordes históricos combinada com a satisfação dos nossos clientes e a confiança da comunidade médica em cada uma das nossas marcas estão ancoradas na excelência em gestão que temos aplicado de forma consistente ao nosso negócio”, enfatiza o presidente do Grupo Fleury, Carlos Marinelli.
Marcas Regionais
A marca Fleury Medicina e Saúde cresceu 7,9% em sua Receita Bruta. Nos últimos 12 meses, a marca inaugurou a unidade República do Líbano II, onde também está localizado o Centro de Diagnóstico Avançado da Mulher, e expandiu a unidade Jundiaí, adicionando um total de 1.788 m2 em área de atendimento.
Destaque também para a crescente contribuição das marcas regionais (a+ Medicina Diagnóstica, Diagnoson a+ e Weinmann), excluindo o Rio de Janeiro, que registraram alta de 17,2%. As operações diagnósticas em hospitais aumentaram 9,8% e as marcas do Rio de Janeiro (Clínica Felippe Mattoso e Labs a+) cresceram 7,7%, excluindo o efeito das unidades do CADE.
Em maio, a marca a+ Medicina Diagnóstica completou cinco anos. No período, continuou demonstrando forte evolução em decorrência do aumento de oferta de exames de imagem convergente com a demanda crescente, principalmente em a+ SP que registrou aumento da receita bruta de 23,0%. Com abrangência nacional e posicionada nos segmentos intermediário-alto e intermediário, a a+ foi criada para consolidar as diferentes marcas das aquisições realizadas pelo Grupo Fleury nos últimos anos e tem mostrado crescimento substancial, contribuindo para a evolução dos resultados da Companhia.
Também no segundo trimestre, o Grupo Fleury inaugurou no Rio de Janeiro a unidade Felippe Mattoso Botafogo em substituição à unidade Labs a+ Botafogo. Também no 2T16 foi realizada a consolidação no Rio de Janeiro entre duas unidades Labs a+ na região da Penha com o objetivo de aumentar a utilização do ativo com melhora potencial da rentabilidade. Atualmente são 35 unidades Labs a+ e sete unidades Felippe Mattoso no Rio de Janeiro.
Reconhecimentos
O Grupo Fleury foi líder na categoria Serviços na pesquisa Valor Inovação Brasil 2016. Na avaliação da pesquisa, a Companhia destacou-se com o teste genético OncotypeDX, voltado para a investigação do câncer de mama, cólon e próstata, oferecido no Brasil em parceria com a empresa norte-americana Genomic Health. Outra iniciativa reconhecida foi o lançamento do Centro Diagnóstico Avançado da Mulher, que oferece serviços multidisciplinares para a realização de todos os exames femininos. A companhia também conquistou o Troféu Transparência 2016 na categoria Companhias com Receita Líquida até R$ 5 bilhões promovido pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Fipecafi e Serasa Experian. A pesquisa é anual e premia as empresas com as demonstrações financeiras mais transparentes do Brasil com base nas demonstrações financeiras publicadas.
A marca Weinmann, por sua vez, foi a mais lembrada pelos consumidores de Porto Alegre na categoria de laboratórios de análises clínicas, segundo pesquisa Top of Mind, realizada pela Revista Amanhã em parceria com a Segmento Pesquisas. Essa é a 6ª vez que a marca é reconhecida pela pesquisa, sendo a quarta vez consecutiva.