As ações do Grupo Fleury (FLRY3) constam pela terceira vez consecutiva no seleto grupo de empresas do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O anúncio da décima primeira carteira do ISE foi feito na quinta-feira, 26 de novembro, pela BM&FBOVESPA e vai vigorar de 4 de janeiro de 2016 a 29 de dezembro de 2016. A companhia foi listada pela primeira vez no ISE de 2014.
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. A escolha para composição da carteira é realizada com base em um questionário respondido por empresas com as 200 ações mais líquidas da Bolsa. As respostas do Grupo Fleury estão disponíveis para consulta pública.
A 11ª carteira reúne 40 ações de 35 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 960,52 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 44,75% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA, com base no fechamento de 24/11/2015 (no ano anterior, o valor de mercado das companhias que entraram para a 10ª carteira do ISE girava em torno de R$ 1,22 trilhão, ou 49,87% do total).
Sobre o ISE
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Esta metodologia busca avaliar de forma integrada os diferentes aspectos da sustentabilidade. Seus objetivos são o de ser uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões do questionário. Às dimensões conhecidas como Triple Bottom Line (ambiental, social e econômico-financeira) foram adicionadas outras quatro dimensões: governança corporativa, geral, natureza do produto e mudanças climáticas.
É calculado pela BM&FBOVESPA em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista. As ações integrantes do ISE são selecionadas entre as 200 mais negociadas no pregão em termos de liquidez e ponderadas na carteira pelo valor de mercado dos ativos disponíveis à negociação.