O Grupo Fleury obteve Lucro Líquido de R$ 25,9 milhões no quarto trimestre de 2015, o que representou crescimento de 108,7% em comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 12,4 milhões). A Receita Operacional Líquida atingiu R$ 473 milhões no 4T15, alta de 11,9% em relação a igual trimestre de 2014. A Receita Bruta, por sua vez, totalizou R$ 521,8 milhões no mesmo período, com uma expansão de 11%.
Um indicador de destaque foi a geração de Caixa Operacional, que atingiu o valor de R$ 118,9 milhões no quarto trimestre deste ano, aumento de 37% em comparação com o mesmo trimestre de 2014 (R$ 86,8 milhões). O EBITDA, por sua vez, foi de R$ 85,1 milhões no 4T15, que representa crescimento de 23,2% se comparado com igual período de 2014 (R$ 69,1 milhões), resultando em uma margem de 18% no último trimestre do ano.
Resultados acumulados de 2015
Os resultados consolidados de 2015 em comparação ao ano anterior apresentaram crescimento superior a dois dígitos em todos os indicadores financeiros do Grupo Fleury, que comemora 90 anos de história em 2016.
No acumulado, a Receita Operacional Líquida totalizou R$ 1,89 bilhão, representando uma alta de 12,9% em comparação com 2014 (R$ 1,68 bilhão). Já o Lucro Líquido excluindo não recorrentes obtido em 2015 foi de R$ 125,7 milhões, alta de 72,2% em relação ao ano anterior (R$ 73 milhões). A margem EBITDA de 2015, por sua vez, excluindo efeitos não recorrentes, foi de 20,2% (R$ 382 milhões) frente aos 17,8% (R$ 300 milhões) do exercício anterior, que representa aumento de 27,5% de EBITDA. O Capex (adições aos ativos imobilizado e intangível) totalizou R$ 111,7 milhões em 2015.
A geração de Caixa Operacional registrou recorde histórico de R$ 368,9 milhões em 2015, aumento de 29,1% em comparação com o ano de 2014 (R$ 285,7 milhões). Esse indicador foi impulsionado pelo resultado operacional positivo e pelo bom desempenho do ciclo de recebimento, que reduziu o prazo médio de recebimento para 71 dias em 2015 (78 dias em 2014).
A evolução de indicadores não-financeiros também mostra que a Companhia está na direção correta. O Net Promoter Score (NPS) do Grupo Fleury atingiu 73,5% em 2015, aumento de 3,7 pontos percentuais sobre o ano anterior. Esse dado mede o nível de recomendação dos usuários para a sua rede de relacionamento, com destaque para a marca Fleury Medicina e Saúde. Já o nível de satisfação do Grupo expandiu 2%, atingindo a nota 8.9.
A marca Fleury Medicina e Saúde segue com contínuo crescimento, sendo que a receita bruta cresceu 12,5% no trimestre - resultado impulsionado pela adição de duas novas unidades, a República do Líbano II, que em maio deste ano inaugurou o Centro de Diagnóstico Avançado da Mulher, e a de Jundiaí, além da maturação das já existentes.
As marcas regionais (excluindo Rio de Janeiro) têm como destaque a qualificação da receita após o reposicionamento para o público intermediário alto, registrando alta de 13,4% no trimestre. Já o Rio de Janeiro cresceu 11,4% no conceito SSS (Same Store Sales) no quarto trimestre de 2015, resultado do processo de turnaround nas operações desta praça.
Paralelamente, as operações diagnósticas em hospitais tiveram alta de 9,8% no trimestre e 15,7% no consolidado do ano que representa receita bruta de R$ 307,1 milhões. No critério ‘Same Hospital Sales’ o crescimento foi de 11,6% quando comparado ao acumulado do ano anterior.