Novo serviço disponibilizará toda jornada ortopédica por meio da prevenção e diagnóstico, desde as primeiras consultas até a etapa terapêutica com reabilitação e cirurgia.
O Grupo Fleury acaba de acrescentar uma novidade ao seu ecossistema de saúde e amplia a estratégia da Plataforma de Ortopedia para mais uma marca: a+ Ortopedia. Com a oferta, a companhia conclui a estratégia de expandir a Plataforma de Ortopedia para além do mercado premium, trazendo a solução de acesso ao público do mercado intermediário e ampliando a capacidade de ganho em escala no Brasil, já que o Grupo Fleury possui uma sólida base instalada nos nove estados brasileiros mais o Distrito Federal onde está presente também com uma marca nacional voltada para esse segmento, a a+ Medicina Diagnóstica, com potencial de replicação do modelo nessas regionais e/ou por meio de parceiros em outras localidades.
A Plataforma de Ortopedia do Grupo Fleury teve início na última década com o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Osteomuscular por meio do serviço inovador de solução diagnóstica na marca premium Fleury Medicina e Saúde e, em 2019, com Fleury Hospital Dia para cirurgias de baixa e médias complexidades. A formação do ecossistema na especialidade ganhou as etapas de consulta, fisioterapia e reabilitação com a aquisição da Clínica Vita em abril de 2021, que acumulava 20 anos de história e já contava com nove unidades, sendo que em 2022 foram três inaugurações de unidades – somando 12 clínicas. O valor da aquisição foi de R$ 136,8 milhões, incluindo os recursos que agora estão sendo investidos neste plano de expansão – com aporte de capital significativo de forma estratégica para a expansão da Plataforma de Ortopedia.
O Grupo Fleury considera que o mercado de ortopedia ganhará ainda mais relevância na atenção de cuidados do paciente de forma intensificada pelo envelhecimento da população, uma especialidade que já movimenta cerca de R$ 16 bilhões por ano. “A estratégia de ampliação da Plataforma de Ortopedia do Grupo é o principal exemplo de jornada completa e integrada do paciente e que traz ganhos e eficiência em toda a cadeia de saúde e trata-se de um conceito concreto da relação com a desospitalização. Cerca de 80% do volume que o mercado de ortopedia movimenta está relacionado à baixa complexidade de desfecho, cirúrgico ou de reabilitação, tendo o paciente no centro e que encontra fácil acesso e fácil resolubilidade. E para as operadoras, o modelo mostra que exames e procedimentos são realizados quando necessários, evitando internação hospitalar de urgência e com custos previsíveis, reforçando a nossa responsabilidade com a sustentabilidade da cadeia de saúde”, afirma Dr. Marcelo A. C. Nico, diretor executivo da Plataforma de Ortopedia do Grupo Fleury.
“A estratégia de ampliação do Grupo Fleury em Ortopedia reforça o compromisso financeiro da companhia para seu crescimento sustentável, potencializando o retorno do capital investido (do inglês ROIC – return on invested capital), pois fideliza o cliente dentro de seu ecossistema com baixa necessidade de recursos adicionais e amplia as margens operacionais dos demais produtos ofertados pela empresa”, completa o Dr. Nico.
Sobre a a+ Ortopedia
Contribuindo para o avanço nas especialidades de ortopedia para ajudar pacientes a terem o cuidado coordenado da sua saúde, na a+ Ortopedia – localizada no 1º andar da Unidade a+ Tatuapé Henrique Dumont – as pessoas passam a ter acesso a consultas médicas com especialistas da área de ortopedia, como ombro, joelho, mão e punho, pé e tornozelo, coluna, trauma e quadril, e atendimento imediato em situações de urgência, voltado ao tratamento de lesões, bem como exames e procedimentos em casos de entorses, pequenas fraturas, luxações, lesões e dores intensas.
“A a+ Ortopedia traz a qualidade em medicina diagnóstica, já conhecida pelos clientes que utilizam a marca a+ Medicina Diagnóstica, agora com consultas ortopédicas com médicos especialistas em todas as especialidades e atendimento de urgências. Nos casos de tratamentos urgentes de lesões ortopédicas, mas que não exigem a ida ao pronto-socorro, o atendimento é imediato, sem a necessidade de agendamento (modelo Walk-in Clinic). Assim, conseguimos dar agilidade e oferecer tratamento com especialistas em um ambiente seguro, já que a proposta é tornar a experiência ainda mais descomplicada e completa nos cuidados com a saúde das pessoas na área musculoesquelética”, explica o Dr. Nico.
Além da unidade a+ Tatuapé Henrique Dumont, a previsão é de que a a+ Canário, no bairro de Moema em São Paulo, também receba os serviços de ortopedia no primeiro semestre de 2023. “Pensando na importância de cuidados contínuos, e em uma visão abrangente do paciente, decidimos avançar na integração de serviços de ortopedia para oferecer cuidado coordenado às pessoas, da prevenção e diagnóstico, desde as primeiras consultas até a etapa terapêutica, por meio de um atendimento acolhedor, moderno e descomplicado”, afirma o Dr. Nico.
Ecossistema de saúde em ortopedia do Grupo Fleury
Em medicina diagnóstica, a marca Fleury também já contava com o Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Osteomuscular, que busca o reconhecimento integrado na solução da jornada do paciente, colocando-o no centro da experiência e na solução de seu problema por meio de tecnologias disruptivas, como ressonância magnética e tomografia computadorizada do aparelho locomotor, impressão 3D e o EOS – método que captura imagens simultâneas tridimensionais (3D) do corpo humano inteiro, no plano frontal e de perfil, aumentando o nível de precisão do diagnóstico, do planejamento pré-operatório e avaliação pós-operatória, bem como proporciona a navegação cirúrgica do quadril, coluna e joelho.
O Fleury Hospital Dia, inaugurado em maio de 2019, associado ao Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Osteomuscular, ambos localizados em Higienópolis, foi estruturado para atender procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades, como artroscopias e cirurgias endoscópicas da coluna, também compondo a jornada do paciente com soluções integradas, favorecendo o ecossistema de ortopedia. Entre os benefícios que esse modelo de hospital dia proporciona destacam-se a redução de riscos de infecção, rápida recuperação pós-cirúrgica com alta no mesmo dia e menores custos para o paciente e para o sistema de saúde, em comparação a uma estrutura de hospital geral.
Após a aquisição da Clínica Vita, em 2022 foram inauguradas três unidades: a Unidade Vita Braz Leme seguiu os passos da expansão companhia, com um portfólio moderno de serviços de saúde e qualidade de vida, oferecendo atendimento ortopédico em todas suas especialidades, bem como, reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional e osteopatia, além de pilates. Seguida pela Unidade Vita Parque Ibirapuera na Running Land, um conceito inovador e disruptivo em performance esportiva e cuidado multidisciplinar, aliando tecnologias e serviços diferenciados para o atleta que busca potencializar seu desempenho físico ou esportivo, preparando o corpo para uma rotina de exercícios e otimizando seus resultados. Também, a Unidade Vita Ibirapuera República, com modelo Walk-in Clinic, otimizando o tratamento de lesões ortopédicas com cuidados imediatos, para casos em que não há necessidade de ida ao pronto-socorro.
Novos Elos: pilar estratégico para formação de ecossistema do Grupo Fleury
Com uma trajetória de 96 anos, o Grupo Fleury é uma das empresas de saúde mais respeitadas do país, referenciada pela comunidade médica e pela opinião pública por sua excelência em serviços ao cliente, inovação e qualidade técnica.
Nos últimos dois anos, a empresa adotou a estratégia de construir seu ecossistema com soluções integradas, ampliando o acesso à saúde preventiva e ambulatorial e levando essa qualidade ao maior número possível de pessoas, em todas as regiões do País, com inovação e de forma sustentável. Para tanto, tem expandido seus serviços, criando um ecossistema de saúde que acompanha e orienta o paciente ao longo de sua jornada de cuidado, da prevenção e do diagnóstico ao tratamento.
A participação do Grupo Fleury dentro desse ecossistema de saúde já conta com áreas de alto potencial de crescimento, como ortopedia, oftalmologia, oncologia, fertilidade, infusões de medicamentos e hospital dia. Nesse sentido, além do Vita, a empresa fez aquisições da Clínica de Oftalmologia Moacir Cunha, do Centro de Infusões Pacaembu (CIP) e do Hospital Saha, voltado também a infusões e hospital dia. Ainda, criou sob a marca Fleury seu Centro de Fertilidade, que complementa todas as outras ofertas de saúde que a empresa já oferecia à mulher, como os serviços de gestante (Gestar) e de Centro Diagnóstico Avançado voltado ao público feminino.